Síndrome Fúngica é uma condição em que a proliferação de fungos em nosso intestino é aumentada. Isso se dá devido a alterações da nossa microbiota intestinal (colônia de bactérias que habitam o nosso intestino). Quando há um desequilíbrio dessa colônia, aumentando o crescimento das bactérias “do mal”, a síndrome fúngica pode aparecer e, com ela, dores de cabeça, candidíase, infecção urinária, problemas intestinais etc.
O que causa a Síndrome Fúngica?
Uma alimentação rica em carboidratos simples, leite animal, açúcares, amendoim, milho, e queijos, por exemplo, contribui muito para o quadro. Além da alimentação, fatores como o uso prolongado de anticoncepcionais, antibióticos, corticoides e ingestão de álcool são agravantes da doença.
Quais são os sintomas da Síndrome Fúngica?
Além dos sintomas que citei no início desse blog, a síndrome fúngica apresenta uma série de outros que podem tirar a sua qualidade de vida:
- Intolerância alimentar;
- Gases;
- Constipação crônica;
- Alergias e micoses;
- Imunidade baixa;
- Queda de cabelo;
- Cansaço crônico;
- Ansiedade;
- Irritabilidade;
- Dificuldade de concentração;
- Compulsão por doces;
- Hipoglicemia;
- Tontura;
- Deficiência de vitaminas e minerais.
Viu quanta coisa ruim um desequilíbrio no seu intestino pode causar na sua vida?
É por isso que sempre falo que precisamos escolher bem o que comemos e nossos hábitos, pois são eles que irão determinar se teremos saúde ou doenças.
Como prevenir a Síndrome Fúngica?
Adote bons hábitos para a sua vida. Coma direito, faça atividade física e cuide da sua saúde mental.
- Cuide da sua alimentação. Consuma canela, cúrcuma, alecrim orégano, óleo de coco, linhaça, alho, frutas, legumes.
- Use fitoterápicos. Inclua plantas medicinais da sua dieta. Opte por gengibre, boldo e cravo da índia.
- Use probióticos. Eles ajudam a regularizar a microbiota intestinal e corrigir deficiências nutricionais.
- Consulte um médico especialista. Não faça nada antes de procurar direção profissional. O profissional que irá identificar o seu problema e desenvolver a melhor estratégia para resolver a sua doença, e melhor, ensinar você a se prevenir.
Sentir esses sintomas e escutar que é normal não pode ser aceito!
Procure um profissional que olhe você de forma global, incluindo seus hábitos, história de vida, seus traumas, seus recursos, suas necessidades, suas doenças, seus sonhos, tudo em você!
Para um médico saber tratar uma doença, ele precisa primeiro conhecer a fundo o portador dessa doença, por isso a medicina integrativa é tão maravilhosa, pois ela coloca o paciente como peça-chave no próprio tratamento e ainda atua de forma preventiva!
Com carinho, Dra. Maria Fernanda. ❤️
0 comentário