A cada dia que passa a medicina reafirma: todas as doenças começam no intestino.
Sim! Nossa saúde está totalmente relacionada com a qualidade da nossa alimentação. Quando a nossa alimentação é pobre nutricionalmente, o corpo começa a dar sinais através de sintomas de doenças.
A boa notícia é que, também está na alimentação, a melhoria e a cura da maioria das doenças. Ou seja, você pode usar a alimentação para se destruir ou para ter uma vida com saúde plena.
Tendo dito isso, devemos sempre fazer boas escolhas, evitar excessos e restrições desnecessárias.
Como o consumo de laticínios piora a rinite?
A rinite piora com o consumo de laticínios, principalmente em pessoas que possuem sensibilidade a esse tipo de alimento, porque ele aumenta a produção de muco no organismo.
O nosso corpo já tem níveis de produção de muco, o qual tem função importante no sistema imunológico, pois hidrata pulmão, lubrifica esôfago, retém e elimina microrganismos que chegam pelas vias aéreas entre outros feitos.
Quando a produção de muco é aumentada, pode acarretar problemas a saúde. O leite, por exemplo, tem moléculas que conseguem a “proeza” de atravessar e desequilibrar a mucosa intestinal, com isso uma série de desequilíbrios são geradas no organismo, desencadeando sintomas e doenças. Isso acontece porque as proteínas do leite passam para a circulação sem passarem pela devida digestão.
Alimentos que pioram a rinite
Dos alimentos que pioram a rinite estão os que possuem glúten, os derivados de farinhas de aveia, milho, trigo, cevada e centeio, as sementes e oleaginosas, pimentas, alho, cebola, wasabi e bebidas alcoólicas.
Aproximadamente 2 meses sem consumir leite, derivados e os alimentos acima, a melhora da rinite é significativa. Porém, vale lembrar que esses alimentos possuem cálcio, uma fonte alimentar muito importante, portanto, um nutricionista deve ser consultado para compensar a sua retirada da dieta com outros alimentos com esse mineral.
Brócolis, amêndoas, tofu, couve, agrião, gergelim, lentilha, espinafre, ameixa seca e açaí possuem cálcio e são melhor absorvidos pelo organismo, portanto, ótimas substituições para a sua dieta contra a rinite.
Como amenizar a rinite?
Rinite é uma condição que tira o sossego, portanto é fundamental adotar algumas medidas para melhorar a sua qualidade de vida e sintomas, veja:
- Lave o nariz com soro fisiológico 3 vezes ao dia;
- Não use descongestionantes nasais em excesso;
- Mantenha os ambientes arejados;
- Limpe bem os ventiladores e condicionadores de ar;
- Não prenda espirros;
- Evite perfumes e produtos de limpeza;
- Alimente-se corretamente;
- Beba bastante água.
Cuide do que você come que o que você come vai cuidar de você!
Com carinho, Dra. Maria Fernanda.
0 comentário