Há mulheres que a temem, e há aquelas que querem a todo o custo. Estamos falando da terapia de reposição hormonal.

Mas a coisa não funciona assim, somente por querer, é preciso ter a indicação certa, pois a reposição hormonal é muito individualizada.

E quando o assunto é o climatério e a menopausa, as mulheres ficam ainda mais na dúvida sobre como agir. Por conta disso, resolvi escrever o blog de hoje.

Diferença entre climatério e menopausa

Antes de falar sobre a reposição hormonal, é preciso que você entenda bem a diferença entre o climatério e a menopausa.

O climatério é a fase que a mulher passa antes e depois da chegada da menopausa. Fase com várias alterações hormonais e sintomas característicos.

A menopausa é marcada pela última menstruação, que geralmente acontece próximo aos 50 anos, salvo algumas mulheres que têm menopausa precoce.

Quais são os sintomas da menopausa?

Antes de seguir com a reposição hormonal, é preciso alertar sobre os sintomas da menopausa. Eles podem variar de mulher para mulher mas, dentre os principais, estão:

– Ondas de calor (fogacho);

– Suor Excessivo;

– Insônia;

– Irritabilidade;

– Ressecamento vaginal;

– Diminuição da libido;

– Falta de atenção e foco;

– Memória prejudicada;

– Osteoporose;

– Problemas cardiovasculares.

Quem deve fazer reposição hormonal?

Toda mulher que, nessa fase da vida, apresenta uma queda significativa na produção dos hormônios progesterona e estrogênio, pode sofrer alterações importantes no funcionamento do organismo e passar a ter os sintomas citados acima.

Cabe somente ao médico fazer uma avaliação minuciosa da mulher, não somente do seu organismo, mas também dos seus hábitos, qualidade de vida, relação com parceiros etc., para indicar a terapia de reposição hormonal.

Como é feita a reposição hormonal?

A reposição hormonal é feita em pequenas doses (calculadas pelo seu médico) de progesterona e estrogênio e são administradas por via oral ou trans dérmica (através da pele).

Quais são os benefícios da reposição hormonal?

A reposição hormonal melhora muito a qualidade de vida da mulher, pois trata e previne todos os sintomas e doenças citados acima.

Aumenta a disposição, segurança, autoestima e proporciona, com isso, mais satisfação e felicidade, e, claro, saúde!

Só que a reposição hormonal sozinha não faz muitos milagres, é preciso aliar a terapia a um estilo de vida saudável, com alimentação equilibrada e atividade física regular.

Se você está atravessando essa fase desconfortável na sua vida, não hesite em procurar um especialista para te avaliar e melhorar a sua saúde e qualidade de vida.

Com carinho, Dra. Maria Fernanda ❤️


Dra. Maria Fernanda

Médica que por paixão escolheu trabalhar com a medicina funcional, uma medicina inovadora, mas que veio para mudar o olhar e suprir algumas deficiências da medicina tradicional.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *