O câncer é uma das doenças que mais faz uso de práticas integrativas e complementares de saúde. Atualmente existem até hospitais com essa ala específica – Oncologia Integrativa -que nada mais é do que a Medicina Integrativa aplicada para tratar o câncer e melhorar a qualidade de vida dos seus portadores.
Esta área é bem mais estabelecida fora do Brasil, aqui, essa atuação ainda está em fase de desenvolvimento.
Quais são os benefícios da Medicina Integrativa na Oncologia?
A Medicina Integrativa na Oncologia busca formas de melhorar a sobrevida dos pacientes, fazendo que que eles consigam sobreviver à doença não somente por conta de quimioterapia, radioterapia, transplantes e outras técnicas, mas proporcionando mais saúde para ele passar por esses momentos do tratamento e até amenizar as sequelas da doença.
Veja abaixo um exemplo de como pensar no paciente de forma global – corpo/mente/espírito – que é o que a Medicina Integrativa faz, melhora os resultados e condições dos pacientes.
Um estudo feito na Inglaterra constatou que o período de internação de crianças com câncer era menor quando o quarto delas tinha janelas com vista para a natureza, bem diferente dos casos das crianças que ficaram internadas em quartos fechados com paredes brancas.
Se você parar para analisar, além de atuar em benefício dos pacientes, ao diminuir o tempo de internação desses, os custos hospitalares também são reduzidos por consequência.
Outro ponto a ser ressaltado é a diminuição no impacto que os efeitos colaterais causam nos pacientes com câncer, pois todos os especialistas envolvidos em cuidar dessas vidas, atuam de forma integrada em busca de maiores benefícios aos mesmos.
Tratamentos complementares
Musicoterapia, yoga, meditação, compressas, aplicação de óleos, dieta balanceada, atividade física dentro das limitações e administração de medicamentos naturais, são algumas das práticas integrativas para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes com câncer.
Resposta dos pacientes com câncer à Medicina Integrativa
Outro estudo realizado com crianças constatou que o sistema imunológico delas responde mais rápido aos cuidados integrativos.
Quando os pacientes passam por uma situação dessas na vida, tendem a ficarem ansiosos, estressados e deprimidos, portanto, aliar práticas que tragam relaxamento e alegria, ajudam a diminuir as dores mentais e físicas, proporcionando uma melhora geral em cada um.
Não é à toa que, quando estive prestes a desistir da medicina, conheci a Medicina Integrativa e me encantei!
É muito gratificante poder ajudar a melhorar a vida de tantas pessoas.
Com carinho, Dra. Maria Fernanda.
0 comentário