Segundo o Ministério da Saúde, 30% dos casos de infertilidade dos casais estão relacionados ao homem. É uma condição que afeta 20% dos casais que estão em fase reprodutiva.

É diagnosticado como infertilidade a dificuldade em engravidar após um período de um ano te tentativas sem qualquer uso de contraceptivos.

As causas da infertilidade masculina podem ser muitas, mas separei aqui as 5 mais comuns.

Siga na leitura!

1. Baixa produção de espermatozoides

Os espermatozoides são responsáveis por fertilizar o óvulo. Com a sua baixa produção, a fecundação natural é prejudicada.

2. Baixa produção de sêmen

Durante a ejaculação o homem produz sêmen, líquido no qual os espermatozoides são transportados. Com a sua baixa produção, a condução dos espermatozoides até o óvulo é dificultada, prejudicando assim a sua fecundação.

3. Varicocele

Varicocele é uma condição que causa o inchaço das veias que drenam os testículos, prejudicando assim a circulação sanguínea do local e reduzindo a quantidade e qualidade do esperma. Esse problema é reversível e um dos mais comuns em casos de infertilidade nos homens.

5. Infecção

As infecções interferem negativamente da produção e saúde dos espermatozoides. Algumas delas causam cicatrizes que bloqueiam a sua passagem, dificultando o processo de fecundação do óvulo.

6. Câncer

Cânceres e tumores, mesmo que não sejam malignos, afetam os órgãos reprodutivos de uma forma geral. Além disso, tratamentos como quimioterapia e radioterapia causam efeitos colaterais de grande impacto.

Qual é o tratamento para infertilidade masculina?

A condição deve ser identificada por um médico especialista, em que ele vai avaliar as causas e iniciar um tratamento.

Quando a causa for uma infecção, medicamentos para combatê-la devem ser administrados e a situação normalizada.

Em casos de causa hormonal, a reposição e estabilização hormonal é iniciada.

Quando esses tratamentos não apresentam qualquer resultado, a reprodução assistida por inseminação artificial ou fertilização in vitro são indicadas.

Vale lembrar que, quando um casal tenta gerar uma vida e não consegue, ambos devem investigar as causas, e não somente colocar a responsabilidade no outro. E uma vez que a causa foi identificada, levar o tratamento pautado em apoio, amor, paciência e resiliência.

Cuide da sua saúde, sempre!

Com carinho, Dra. Maria Fernanda.

Categorias: Saúde

Dra. Maria Fernanda

Médica que por paixão escolheu trabalhar com a medicina funcional, uma medicina inovadora, mas que veio para mudar o olhar e suprir algumas deficiências da medicina tradicional.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *