Hipogonadismo é uma doença que afeta mulheres e homens (ovários e testículos) devido ao mau funcionamento das gônadas. Gônadas são órgãos que produzem células sexuais no organismo feminino e masculino. Além da função reprodutora, também são responsáveis pela produção dos hormônios sexuais através das glândulas do sistema endócrino.
Causas do hipogonadismo
Geralmente tem causa fisiológica, mas pode ser comum em indivíduos portadores de doenças autoimunes, HIV, síndrome de Kallmann, síndrome de Turner ou tumores cerebrais.
Indivíduos que perdem peso repentinamente e atletas femininas também podem sofrer com essa condição.
Outros fatores que podem desencadear o hipogonadismo são as deficiências nutricionais, cirurgias de pelve ou radioterapias.
Sintomas do hipogonadismo
Os sintomas mais comuns do hipogonadismo são:
– Infertilidade;
– Dificuldade de ereção;
– Diminuição da produção de esperma;
– Ausência de menstruação;
– Ondas de calor;
– Perda da libido;
– Falta de energia;
– Perda de massa muscular;
– Ganho de gordura corporal;
– Perda de pelos.
Muita gente sofre desses sintomas e acha normal, por isso, fique sempre atento ao seu corpo!
Como tratar o hipogonadismo?
O tratamento é feito com reposição hormonal, em que medicamentos farão o papel dos hormônios que deveriam estar sendo produzidos pelas gônadas, mas não estão. No caso das mulheres, é feita a reposição dos hormônios estrógeno e progesterona, no caso dos homens, de testosterona.
Dependendo da origem do hipogonadismo, como alterações ou tumor na hipófise, por exemplo, o tratamento é feito com hormônios hipofisários para estimular a produção de esperma ou a ovulação, restaurando assim a fertilidade, ou com cirurgia para a retirada do tumor.
Ao menor sinal de que algo não vai bem no seu corpo, procure um médico!
Com carinho, Dra. Mafer.
0 comentário