Ainda hoje, muitas mulheres têm uma dúvida em comum: é possível menstruar mesmo durante a gravidez? Para iniciarmos esse assunto, é importante definir a diferença entre menstruação e sangramento vaginal na gravidez.
Menstruação x Sangramento Vaginal na Gravidez.
A menstruação, processo que marca o final do ciclo menstrual, nada mais é do que a descamação do revestimento interno do útero, o endométrio, e isto acontece quando não há fecundação neste período. O sangramento vaginal, por sua vez, pode surgir a partir de uma relação sexual ou um exame médico ginecológico e, portanto, não equivale à menstruação.
Tipos de Sangramento Vaginal na Gravidez.
Durante a gestação, pode ocorrer o sangramento de implantação, que acontece quando o embrião se implanta na parede do útero, cerca de uma semana após a concepção. Ele geralmente é mais fraco e dura bem menos tempo do que uma menstruação normal.
Porém, existem algumas outras causas para este sangramento que são preocupantes. Infecções vaginais, mudanças no colo do útero, descolamento do saco gestacional e da placenta e gravidez ectópica (gravidez desenvolvida fora do útero) são algumas delas.
Mas, afinal, o que fazer em caso de sangramento na gravidez?
De fato, em caso de qualquer sangramento durante a gravidez, um obstetra deve ser consultado com urgência, para que a avaliação e o diagnóstico adequados sejam identificados o quanto antes, pois este fenômeno pode indicar algo sério e precisa ser investigado.
Portanto, não: não é possível menstruar durante a gravidez. Entretanto, o sangramento vaginal é algo recorrente no início da gravidez, como foi explicado anteriormente. A persistência deste, por outro lado, é grave, e exige avaliação profissional para garantir a saúde e a segurança da mãe e do bebê.
Com carinho, Dra. Maria Fernanda ❤️
0 comentário