O período de recuperação pós-parto é de extrema importância para a saúde da mãe e do bebê, pois exige uma adaptação instantânea à nova realidade. Assim, deve-se buscar a plena saúde e bem-estar da mulher de forma integral, cuidando dos aspectos físicos, emocionais e nutricionais da mesma, promovendo um período de recuperação pleno e tranquilo.
A importância da hidratação e da nutrição.
A alimentação balanceada e rica em nutrientes é essencial no processo de recuperação do corpo e de produção do leite materno, assim como a manutenção da hidratação (especialmente para lactantes).
Os cuidados com o corpo.
A prática de atividades físicas leves e de exercícios específicos para o assoalho pélvico são, por sua vez, excelentes aliados neste processo de recuperação. As caminhadas, por exemplo, ajudam na melhora física do corpo e no bem-estar geral da mulher. Já exercícios de fortalecimento do assoalho pélvico ajudam a prevenir a incontinência urinária, uma queixa frequente entre as que passaram por um parto recentemente.
Atenção à saúde mental.
É um fato que mulheres recém-paridas ficam vulneráveis à depressão pós-parto e ao “baby blues”, isto é, sentimentos de tristeza, ansiedade e irritabilidade frequentes, nas primeiras semanas e até mesmo meses após o parto. Portanto, é de grande relevância o suporte emocional vindo de profissionais e também a presença de uma rede de apoio constante neste momento.
A recuperação da mulher após o parto é uma jornada única para cada uma, e a presença de bons profissionais e de uma rede de apoio é essencial nesse processo. Procure pessoas e profissionais que cuidem de você como um todo neste momento.
Fico sempre à disposição.
Com carinho, Dra. Maria Fernanda ❤️
0 comentário