Candidíase é a doença causada pelo fungo Candida albicans, um fungo que habita a região íntima feminina dividindo espaço com a microbiota (colônia de bactérias que habitam naturalmente a região). Quando há um desequilíbrio nessa microbiota, a candidíase pode aparecer.

A má alimentação é um fator que influencia diretamente na qualidade da microbiota vaginal e, por consequência, colabora para o quadro de candidíase.

Qual a relação da alimentação com a candidíase?

Os fungos necessitam de ambiente ácido para se reproduzirem, então quando o consumo de gorduras, proteínas animais e carboidratos simples aumenta, eles contribuem para essa acidez, assim eles devem ser evitados.

Que alimentos evitar para combater a candidíase?

Alimentos que são transformados em glicose pelo organismo precisam ser deixados de lado. Você não deve consumir vegetais e frutas, ricos em açúcares e amido, como batata, abóbora, beterraba, manga, banana e abacaxi. Priorize o consumo de abobrinha, berinjela, brócolis, alface, maçã, pera, melão e ameixa.

Evite consumir carboidratos simples como arroz branco, farinhas e derivados, pois eles deixam o pH do organismo ácido. Priorize os carboidratos integrais e que contenham mais fibras.

Não consuma carnes embutidas e defumadas, pois elas são inflamatórias, além de sofrerem adições de sódio e açúcar. Pelos mesmos motivos, evite consumir proteína animal. Evite carne de porco, frango, ovo, manteiga e leite. Priorize o consume de peixe e leite vegetal.

Evite ingerir bebidas alcoólicas.

Tenha acesso a uma lista de índice glicêmico dos alimentos e escolha os de baixo teor.

Como prevenir a candidíase?

Para prevenir esse quadro, utilize calcinhas de algodão, procure dormir sem calcinha para manter a região íntima “arejada” e escolha bem o que comer.

Beber chás de hortelã ou camomila pode ajudar a curar o quadro mais rápido. Você também pode recorrer ao uso de probióticos e ao consumo de gorduras “boas”, como óleo de coco.

Lembre-se que você deve procurar um médico especialista para avaliar e tratar o seu caso, pois muitas vezes o uso de medicamentos é recomendado.

Se você tem candidíase de repetição, com certeza está pecando na alimentação, por isso procure um profissional para te ajudar na sua dieta, evitar essa doença e melhorar a sua qualidade de vida.

Com carinho, Dra. Maria Fernanda. ❤️

Categorias: Saúde

Dra. Maria Fernanda

Médica que por paixão escolheu trabalhar com a medicina funcional, uma medicina inovadora, mas que veio para mudar o olhar e suprir algumas deficiências da medicina tradicional.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *