Se você está com dificuldade em se concentrar, esquece o que vai falar ou fazer, e tudo isso com certa frequência, você pode estar sofrendo de Brain Fog, nome inglês para fadiga mental.

O Brain Fog não é uma doença em si, mas sim o sintoma de outras condições ou doenças. Trata-se de uma disfunção cognitiva que “tira você do ar” e faz você se perder da realidade do momento.

Essa condição costuma trazer conflitos indesejados nos relacionamentos e carreira.

O que causa fadiga mental?

As causas podem ser muitas, mas a maioria delas está diretamente ligada aos maus hábitos repetitivos. Comer mal e ter pensamentos e sentimentos negativos, pessimismo, ansiedade e tristeza são fatores de risco para desencadeá-la.

Das principais causas estão:

• Estresse. Essa condição pode aumentar a pressão arterial, prejudicar o sistema imunológico e causar depressão. Quando o seu corpo se encontra em uma situação de estresse, ele ativa hormônios para entrar no “modo fugir ou lutar”. Isso libera adrenalina e faz com que a sua energia se desvie das funções normais e necessárias para seu organismo para focá-la no agente estressor. Como consequência desse processo, seu cérebro fica mais exausto e tem dificuldade para raciocinar e concentrar.

• Má alimentação. A alimentação sem qualidade nutritiva e mineral também afeta o cérebro e causa confusão mental, algo que faz a sua produtividade cair. A falta de vitamina B12 e vitamina D afetam os seus níveis de energia, vitalidade e humor, causando assim a sensação de fadiga.

• Desidratação. 3/4 do cérebro são compostos por água. Adultos chegam a perder por dia 2 litros de água através da respiração, suor e eliminação de toxinas. E nós nem estamos falando do que o seu corpo precisa para realizar as funções básicas. Se essa água não é reposta, afeta o funcionamento de todo o nosso organismo, e não menos, do nosso cérebro.

• Sedentarismo. A falta de atividade física influencia negativamente a nossa saúde e bem-estar. O sedentarismo é um problema sério de saúde pública, pois aumenta muito o risco de desenvolver doenças graves e crônicas. Além disso, provoca cansaço, pois sem exercícios o metabolismo desacelera e acostuma o corpo nesse ritmo ruim.

• Sono ruim. Dormir pouco, fora de horário, com colchão e travesseiro errados, com iluminação e tv ligada ou celular por perto, atrapalha a qualidade do seu sono e interfere no seu ciclo circadiano, que é o seu relógio biológico. Esses maus hábitos do sono prejudicam o processo de desintoxicação do corpo e fazem você acordar indisposto, levando um dia cansado e com a cabeça na lua.

• Doenças. Lúpus, esclerose, artrite, Alzheimer, diabetes, anemia, enxaqueca e depressão, são doenças que contribuem para a fadiga mental.

• Alterações hormonais. As altas e baixas dos níveis hormonais, principalmente o estrogênio e progesterona, prejudicam a concentração e memória de curto prazo.

• Medicamentos. Muitos medicamentos causam a sensação de cabeça vazia, principalmente os antidepressivos e ansiolíticos.

Como evitar o Brain Fog?

Comece pela sua dieta e hábitos, isso está 100% sob seu controle. Isso porque a maioria dos problemas ditos mentais, têm sua origem no intestino, pois sim, o intestino é o nosso segundo cérebro, ele possui neurônios também. Busque por uma alimentação rica em vitaminas, nutrientes, minerais e gorduras boas, pois dessa forma o seu intestino vai funcionar muito bem e irá contribuir diretamente para a sua saúde mental.

Busque amenizar seus estresses. Recorra a hobbies, encontro com amigos, momentos de qualidade com a família, momentos sozinho de relaxamento e reflexão, ajuda de meditação ou yoga, essas são práticas que manterão sua mente saudável.

Pratique atividade física regularmente. Muito além da estética, a atividade física produz endorfina, hormônio que causa bem-estar e promove a oxigenação do seu cérebro.

Suplemente vitamina B12 (se necessário). Isso melhora a sua saúde mental, emocional, memória, humor, desempenho físico, disposição etc.

Não ache que os sintomas do Brain fog são normais, pois fazem parte do estilo de vida corrido que todos levam atualmente. Normal é ser saudável, de corpo, mente e espírito!

Com carinho, Dra. Maria Fernanda ❤️

Categorias: Saúde

Dra. Maria Fernanda

Médica que por paixão escolheu trabalhar com a medicina funcional, uma medicina inovadora, mas que veio para mudar o olhar e suprir algumas deficiências da medicina tradicional.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *