Diferentemente das crenças populares, creatina não é um suplemento somente para homens ou para conquistar músculos. Os seus benefícios vão muito além disso, e sim, as mulheres também extraem ótimos benefícios dela, pois melhoram sua qualidade de treino e sua saúde em geral.
Creatina: o que é?
Creatina é um aminoácido produzido nos rins, fígado e pâncreas, também encontrado em alimentos como carnes e peixes.
Trata-se de um suplemento popular muito estudado e seguro e que traz resultados comprovados de melhoria da performance de treino e crescimento muscular (aumento de massa magra).
Como funciona a creatina?
Ela tem um papel importante na liberação de energia em exercícios intensos e curtos. Tal energia melhora o rendimento muscular, aumenta a performance nos treinos e seus resultados.
A creatina atua ajudando o organismo a usar a anergia que está acumulada nos músculos, principalmente em atividades como levantar pesos (musculação), corrida, natação etc.
Com ela você consegue aumentar a intensidade dos seus treinos, como levantar mais pesos, por exemplo, e sentir menos cansaço. Além disso, os músculos se recuperam mais rápido e lesões são prevenidas.
Estudos comprovam que a creatina é o suplemento nutricional mais eficaz para praticantes de atividade física.
Benefícios da creatina para mulheres
Um dos principais benefícios da creatina para mulheres é o ganho de massa magra, algo que é mais difícil de acontecer para elas do que para os homens.
Além desse, confira mais benefícios abaixo:
- Melhora os resultados dos exercícios;
- Potencializa exercícios de alta intensidade;
- Melhora o funcionamento do cérebro;
- Reduz o risco de ataque cardíaco, derrame e doenças cardíacas;
- Reduz a taxa de crescimento de tumores malignos, sendo aliada a luta contra o câncer;
- Aumenta a hidratação.
Como saber se preciso suplementar creatina?
Bem na verdade todos nós precisamos, pois adquiria a quantidade ideal de creatina através da alimentação é inviável uma vez que teríamos que ingerir altíssimas quantidades de certos alimentos.
Porém, é um especialista que irá analisar o seu caso e prescrever a quantidade certa bem como sugerir boas marcas, já que existem centenas no mercado.
Quais são os tipos de creatina?
Existe a creatina monohidratada, que é mais popular e tem absorção mais lenta e preço mais baixo.
Existe também a creatina micronizada, que é absorvida mais rapidamente pelo organismo e que é mais cara.
Além disso tem creatina em cápsula e em pó, sendo o tipo em pó o de mais rápido absorção e de melhor custo-benefício por durar mais, porém, menos prático que apenas ingerir uma cápsula, pois o pó exige preparo, seja com água ou qualquer alimento/bebida que desejar.
Maiores mitos sobre creatina
O primeiro é que creatina incha. Por causa da água, ela causa inchaço sim, mas muito pequeno e somente nos músculos, portanto você não ficará inchado e nem irá engordar, afinal, creatina não tem calorias. O seu volume muscular que irá aumentar por conta da água nos músculos, o que é positivo. Portanto se o seu peso na balança aumentar após umas 5 semanas de suplementação, fique tranquilo que não é gordura, e sim o que todos buscamos: aumento de massa magra (músculos).
Outro mito é que causa danos aos rins. Não causa, mas para ter os resultados que você deseja e não sobrecarregar os seus rins, você deve sim ter uma boa ingestão diária de água.
Contraindicações da creatina
Suplemento seguro e sem contraindicações.
Grávidas e lactantes não devem tomar o suplemento por não existirem estudos sobre sua reação nesses casos.
Gostou da creatina? Pensa em suplementar?
Fale comigo antes!
Com carinho, Dra. Maria Fernanda.
0 comentário