Você sabe até quando considerar a ansiedade normal?
Porque por mais estranho que parece, existe uma ansiedade que é considerada saudável, que dura pouco tempo e que não afeta o organismo trazendo grades ameaças.
A ansiedade é considerada normal quando existe uma causa evidente que gera um estado de alerta, mas que não permanece por longos períodos. Trata-se de uma defesa do organismo atrelada ao nosso instinto de sobrevivência.
Mas quando a ansiedade chega de forma desproporcional a uma causa, ela deixa de ser normal e passa a ser patológica.
Que sintomas a ansiedade patológica pode causar?
São sintomas físicos e mentais.
Dos sintomas físicos temos tensão muscular, insônia tontura, tremores, vermelhidão facial, gagueira, palpitações, falta de ar, sensação e aperto no peito entre outros, que se não forem controlados, podem desencadear crises mais severas e outros problemas como causar problemas biológicos, medos e pensamentos destrutivos.
Como saber que a ansiedade é patológica?
Quando ela passa a atrapalhar suas atividades diárias.
A ansiedade quando vem de forma desproporcional e duradoura passa a causar transtornos, fobias e crises, muitas vezes incapacitando uma pessoa de levar um dia normal realizando duas atividades.
Toda ansiedade deve ser tratada antes que vire uma compulsão ou TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo). É preciso ar atenção para que os medos não se tornem irracionais, cresçam e prejudiquem a vida de um indivíduo.
Como controlar a ansiedade?
Por mais que todo mundo já saiba essa resposta, nem sempre é algo simples e rápido de ser feito. Trata-se de um processo que terá altos e baixos.
A primeira recomendação é procurar tratamento profissional especializado para fazer uma avaliação do quadro, identificar gatilhos e criar as melhores estratégias de tratamento, que geralmente são a junção e terapia e medicamentos.
Outras formas de cuidar da ansiedade, é por si só, ser proativo e praticar exercícios físicos regularmente, comer direito e buscar ter momentos de qualidade e que gerem prazer, satisfação e alegria, momentos que façam tirar o foco do que não está confortável. Estar com pessoas que ama, visitar alguém, conhecer um novo lugar, iniciar um novo hobby ou atividade extratrabalho, qualquer coisa que vá fazer você ter um tempo de qualidade para você mesmo.
Tratar a ansiedade é saber que você não é perfeito, mas pode sempre se cuidar com amor e ser melhor. É se amar em primeiro lugar, é se fazer feliz.
Se você acredita que a sua ansiedade deixou de ser saudável e está prejudicando a sua vida, não hesite em procurar ajuda profissional!
Temos profissionais maravilhosos na nossa clínica que podem te ajudar nessa caminhada. Fale com a gente!
Com carinho, Dra. Maria Fernanda.
0 comentário