Cansaço excessivo, urticária, gases, sensação de estufamento, constipação, diarreia, fadiga, sinusite, rinite, dermatite e dor de cabeça, todos esses, são sinais de sensibilidade não celíaca ao glúten.

O glúten que existe hoje, não é o mesmo de antigamente. Os processos industriais nos alimentos contribuíram muito para cair a qualidade do glúten, o que leva a inflamações.

É possível ser sensível ao glúten sem ter doença celíaca?
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Sim, é possível.

Existem pessoas sensíveis ao glúten, mas que não possuem a doença celíaca. Quando a pessoa é alérgica, ela come alimentos que contém glúten e imediatamente passam mal.

Já a pessoa que é sensível ao glúten, costuma manifestar algum sintoma ou desconforto até 3 dias depois de comer um alimento que contém glúten. Essa situação contribui para não associarmos já de início uma dor de cabeça, desconforto intestinal ou até uma dermatite a alimentos como pães, bolos ou cervejas que foram consumidas dias antes.

O que é intolerância ao glúten?


A intolerância é um processo inflamatório que acontece no intestino. A sensibilidade em geral, é causada por conta da proteína do trigo, o glúten, ou da proteína do leite, a caseína, e nesses casos, elas não chegam a atrofiar a mucosa intestinal, diferentemente do que acontece com o celíaco. De qualquer forma, os sensíveis estão sendo prejudicados com a permeabilidade intestinal, que pode acarretar leaky gut, manifestando assim sintomas para além do intestino.

O que fazer para cuidar do intestino?
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Isso é bem simples, por mais que a maioria não faça, basta cuidar da alimentação!

Exclua alimentos industrializados, ultraprocessados e com aditivos químicos.

Se você sente esses sintomas citados no início desse blog, tente fazer um teste: exclua o glúten da sua alimentação por duas semanas e veja se vai melhorar. Se você melhorar, é a hora de você fazer uma consulta comigo!


Com carinho, Dra. Maria Fernanda.


Dra. Maria Fernanda

Médica que por paixão escolheu trabalhar com a medicina funcional, uma medicina inovadora, mas que veio para mudar o olhar e suprir algumas deficiências da medicina tradicional.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *