Paramos de emagrecer porque o nosso corpo é uma máquina perfeita, que se adapta e se acostuma rapidamente com qualquer condição.
A pessoa se esforça, faz dieta, treina, cultiva bons hábitos, emagrece, curte demais os resultados, se empolga ainda mais, mas, de repente, ela simplesmente para de emagrecer. Ou seja, temos aí mais uma “vítima” do efeito platô.
Esse efeito, além de fazer a pessoa parar de perder peso, traz consigo frustrações e desânimo, pois há esforço, mas não há mais resultado. Nessa hora a pessoa começa a se perguntar aonde errou. Só que não é bem assim, na maioria das vezes a culpa não é sua, mas sim a forma como o organismo humano funciona.
O que é efeito platô?
Quando passamos por um longo período de dieta, o nosso corpo se adapta às novas condições alimentares e de atividade física impostas. Diante disso o corpo “entende” que é melhor desacelerar o ritmo do seu metabolismo e passa a gastar menos calorias. A consequência disso é você parar de perder peso e ver ele se estabilizar.
Você pode tentar qualquer tipo de dieta, não adianta, com o tempo o seu metabolismo vai desacelerar e você entrará no platô. É uma condição natural do nosso organismo, veja isso como autopreservação.
Para se manter magro, é preciso trabalhar nisso todos os dias e não somente em determinados períodos.
Sempre digo que é preciso mudar de estratégia, mas nunca de objetivo. Por isso, ao entrar no efeito platô, você deve buscar ajuda profissional para redesenhar outra boa estratégia para você continuar seguindo para o seu objetivo.
Um ponto muito importante a se avaliar é se realmente você parou de perder gordura, pois o peso que você vê na balança, na verdade, não diz nada isoladamente, pois você pode estar perdendo massa gorda e ganhando massa magra no lugar. Essa troca manterá você no mesmo peso, mas, mesmo assim, é algo muito maravilhoso, nada negativo!
Como sair do efeito platô?
Para sair do efeito platô você vai precisar surpreender o seu organismo.
Listo aqui alguns hábitos que vão te ajudar a driblar essa condição e a continuar caminhando para atingir os seus objetivos:
– Mude a dieta de tempos em tempos (sempre com acompanhamento profissional);
– Mude o seu treino de tempos em tempos (sempre com acompanhamento profissional);
– Beba mais água durante os seus dias;
– Evite dietas muito restritivas;
– Diminua o consumo de sal;
– Evite consumir açúcar;
– Durma bem.
A regra é clara: se você para o seu organismo também para!
Portanto, mantenha-se em constantes mudanças, seja alimentares, seja de atividade física, o que importa é não dar margem para o seu organismo se acostumar
Procure acompanhamento profissional para avaliar outras possibilidades que também podem atrapalhar na sua perda de peso.
Jamais faça dietas e treinos sem a estratégia de profissionais da área.
Com carinho, Dra. Maria Fernanda ❤️
0 comentário