Na busca por uma vida mais saudável, às vezes podemos ser levadas a adotar dietas restritivas. Embora mudanças intensas na alimentação possam trazer benefícios para a saúde, é fundamental entender quais os riscos carregados por essa prática, especialmente ao conjunto de micro-organismos que vivem no trato digestivo.

O microbioma intestinal é essencial para a ocorrência da digestão, a proteção contra patógenos e a modulação do sistema imunológico. Ou seja, essa diversidade de bactérias saudáveis no intestino está intimamente ligada ao bem-estar geral.

A redução do consumo de certos grupos de alimentos resulta na diminuição da diversidade bacteriana no intestino. Além disso, quando essa restrição é prolongada, deficiências nutricionais intensas e problemas de saúde como constipação e enfraquecimento da resposta imunológica são favorecidas.

Sendo assim, aqui vão algumas recomendações para você. A primeira é: diversifique a sua dieta. Incluir maior variedade de alimentos nela ajuda a promover um microbioma diverso. Além disso, consulte especialistas em emagrecimento saudável, para te orientar, inclusive, em relação a possíveis suplementações.

Entender o impacto que a alimentação gera no corpo é definitivo para o estabelecimento de uma vida mais saudável. E, sobretudo, lembre-se: alimentação saudável não é sobre dietas, é sobre estilo de vida!

Com carinho, Dra. Maria Fernanda ❤️


Dra. Maria Fernanda

Médica que por paixão escolheu trabalhar com a medicina funcional, uma medicina inovadora, mas que veio para mudar o olhar e suprir algumas deficiências da medicina tradicional.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *