Pequenas mudanças fazem total diferença no estabelecimento de uma vida mais saudável e no controle de condições adversas, como a hipertensão. Também chamada de pressão alta, este problema de saúde afeta milhões de pessoas, além de aumentar o risco de doenças cardíacas e AVC.
Apesar disso, o uso de determinadas estratégias para adotar um estilo de vida mais saudável pode ajudar a reduzir a pressão arterial e promover uma vida mais longa. Uma das maneiras mais eficazes de combater esse estado é mantendo uma alimentação equilibrada (incluindo o estabelecimento de limites no consumo de álcool e não fumar). Aqui, não me refiro à dietas, mas sim à mudança do estilo de alimentação.
Atrelado a isso, a prática regular de exercícios físicos é crucial, pois auxilia no fortalecimento do coração, permitindo que o bombeamento de sangue ocorra com menos esforço e que a pressão aplicada nas artérias seja reduzida.
O gerenciamento de estresse também é crucial em hipertensos, pois é um fator que contribui de modo significativo para a hipertensão. Praticar técnicas de relaxamento diariamente, bem como dedicar tempo à atividades que sejam do seu interesse, é uma excelente forma de reduzir o estresse.
Como sempre digo, a mudança no estilo de vida é uma ferramenta poderosa para o combate de boa parcela dos problemas de saúde. Ao adotar uma alimentação saudável, praticar exercícios físicos e trabalhar as emoções, condições como a hipertensão acabam tendo os riscos reduzidos.
De todo modo, não deixe de consultar um médico para acompanhar o seu quadro e te acompanhar nessa jornada rumo à sua melhor versão.
Com carinho, Dra. Maria Fernanda ❤️
0 comentário