Diferentemente do que muitos pensam, a leaky gut não acontece só no intestino!
Leaky gut é a síndrome do intestino permeável. Ela acontece quando a barreira que temos no intestino não realiza a sua função de forma correta e permite a passagem de substâncias indevidas para o organismo, uma vez que deveriam ser excretadas nas fezes, mas acabam caindo na corrente sanguínea. Desse modo, começa a inflamação do organismo que se manifesta através de fadiga crônica, diabetes e alergias.
Leaky gut não é apenas no intestino!
Pesquisas científicas têm mostrado que essa permeabilidade também tem acontecido nos pulmões e cérebro.
Sabe aqueles vaporizadores que os adolescentes ficam fumando por aí? Eles têm causado a leaky lungs, que é uma inflamação que afeta os pulmões e que pode acarretar acúmulo de líquido dentro deles, o que pode até ser fatal.
Além do leaky lungs, identificaram uma reação chamada leaky brain, que é a permeabilidade cerebral. O nosso cérebro pode inflamar devido a toxidade a que somos expostos diariamente.
Depressão e permeabilidade cerebral
Pessoas com depressão têm maior quantidade de citocinas inflamatórias no cérebro, que são moléculas de sinalização celular. Isso acarreta alterações neuroquímicas, neuroimunes, neuroendócrinas e comportamentais.
Como a depressão é uma doença de vários fatores, o tratamento dela não consiste apenas em administração de medicamentos e terapia, mas em exposição solar (vitamina D), reposição de anti-inflamatórios naturais (ômega 3), prática de atividade física e alimentação rica e equilibrada nutricionalmente.
O que causa a leaky gut no organismo?
Todos os dias o nosso organismo está em contato com substâncias que não são naturais, deste modo ele inflama e acaba manifestando sintomas autoimunes, neurológicos, alérgicos e gastrointestinais.
Então para prevenir a leaky gut na sua vida, faça boas escolhas e desenvolva bons hábitos. Procure recursos para ter um sono de qualidade e restaurador, coma direito, pratique alguma atividade física regularmente e realize atividades que lhe proporcionem prazer e alegria.
Se você apresentar os sintomas aqui citados, fale comigo! Eu vou te ajudar!
Com carinho, Dra. Maria Fernanda.
0 comentário