Você já ouviu falar sobre inflamação crônica? Não?! Então anota aí porque já já você escutará muito sobre isso!
A inflamação crônica se trata de um processo de inflamação subclínica que, diferente da inflamação da dor de garganta por exemplo, é acionada toda vez que nosso corpo é colocado sob algum tipo de estresse, seja ele voluntário ou involuntário.
Não temos controle sobre muitos desses gatilhos. Com o passar do tempo, os processos de inflamação pesam muito mais em nossa balança que a anti-inflamacão, e é aí que mora o perigo, pois ela é uma das principais causas das doenças crônicas do envelhecimento tidas como “comuns”.
E desde quando é normal ter hipertensão, diabetes, dores crônicas, Alzheimer, demência senil e doenças autoimunes? (a lista de problemas é enorme!).
Como ocorre a inflamação crônica?
Em primeiro lugar, a inflamação crônica nada mais é do que o nosso corpo tentando se defender, e essa defesa leva à produção de citocinas inflamatórias, células que agem como soldados do nosso corpo e que entram em ação sempre que algo ou alguém tenta nos invadir. Como numa guerra mesmo! E como na guerra, quando esses soldados destroem o “inimigo”, eles acabam lesando o local em que o inimigo se encontra, ou seja, os tecidos do nosso corpo! É essa lesão a longo prazo que traz as consequências das doenças crônicas.
Quais são as principais vias de inflamação crônica?
São várias as vias que nos inflamam, como por exemplo, a poluição, os metais pesados, os estresses do dia a dia e a nossa alimentação, que é uma das principais vias de agressão ou defesa do nosso corpo quando o assunto é inflamação.
E o que determina se o alimento será inflamatório ou não?!
Sua digestibilidade!!!
Quais alimentos causam inflamação crônica?
Alimentos que não conseguem ser digeridos de maneira adequada geralmente nos inflamam, pois de alguma forma nosso corpo precisa se livrar dele.
Alguns grupos alimentares têm uma maior tendência a causar esse dano em nosso corpo, anota aí, pois diminuindo o consumo você estará poupando o seu corpo:
- Glúten;
- Leite e derivados;
- Gordura trans;
- Alimentos processados;
- Açúcares;
- Carboidratos refinados.
Quais são os sintomas da inflamação crônica?
Os sintomas que esses alimentos causam quando não bem digeridos são:
- Inchaço;
- Distensão abdominal;
- Mau funcionamento do intestino (constipação/diarreia);
- Dificuldade de perder peso;
- Acúmulo de gordura abdominal;
- Enxaqueca;
- Alergias respiratórias e de pele;
- Acne;
- Celulite;
- Azia;
- Doenças como depressão, ansiedade, síndrome do pânico;
- Insônia.
Então fique atento se você consome em grande quantidade os alimentos da lista ou se tem um ou mais dos sintomas mencionados, sem falar se já for portador de alguma doença. Talvez seu problema esteja na inflamação crônica que seu corpo carrega!
Espero que tenha gostado desse conteúdo!
Com carinho, Dra. Maria Fernanda ❤️
0 comentário