O seu intestino manda na saúde de todo o seu corpo.

É sério!

Existe uma quantidade enorme de células imunológicas morando dentro do nosso intestino. Por isso não canso de repetir: “Cuidado com o que você come! Escolha bem os seus alimentos! Coma certo! Ingira alimentos saudáveis! Dê atenção especial ao seu intestino!”.

Se você tivesse noção de quantas doenças são desencadeadas pelo “mau uso” do intestino ou, ainda, quantas doenças podem ser evitadas fazendo bom uso dele, certamente você mudaria muitos hábitos hoje mesmo!

Qual é a relação entre intestino e imunidade?

O nosso intestino tem o importantíssimo papel de absorver os nutrientes que ingerimos e que desempenham uma série de funções no nosso corpo, como fornecer energia, saúde mental, qualidade da pele, disposição e fortalecer o nosso sistema imune.

Uma boa parte do nosso sistema imunológico se concentra no intestino. Incrível, não é mesmo?!

 A microbiota intestinal é composta por uma colônia de microrganismos que devem ser mais do bem do que do mal, que é diferente em cada pessoa, e que varia de “qualidade” durante toda a vida e de acordo com os hábitos do indivíduo.

Existe uma série de fatores que podem influenciar negativamente na composição dessa microbiota intestinal e acarretar doenças, como idade, estilo de vida, estresse, dieta pobre e uso de medicamentos. Dentre as doenças causadas, existe a disbiose intestinal, que pode ser bem grave para a saúde geral de quem a carrega. Ela provoca náuseas, dores no estômago, intestino preso, diarreia, problemas na pele, cansaço, depressão e ansiedade.

Como manter a saúde intestinal?

Para que o seu intestino funcione bem e consiga executar o seu papel de forma eficaz, você pode começar com hábitos simples, mas que farão total diferença na sua qualidade de vida. Veja:

  • Dê preferência a alimentos mais naturais. Deixe os industrializados mais de lado. Entenda que, quanto maior for o tempo de vida do alimento (mais conservantes e coisas ruins), menor será o seu tempo de vida. Escolha alimentos de verdade, aqueles que você descasca, por exemplo.
  • Mastigue direito. Mastigue até saborear e “esmigalhar” bem o alimento, sua digestão e absorção intestinal será muito melhor.
  • Inclua alimentos probióticos na sua dieta. Eles irão fortalecer o seu sistema imunológico.
  • Evite consumir glúten. O glúten pode inflamar o seu organismo e comprometer a sua saúde.
  • Controle o estresse. Essa é difícil! Mas é preciso aprender a lidar com isso! O estresse interfere diretamente na flora intestinal e saúde geral.

Dê atenção a o que você vai colocar para dentro do seu intestino. As suas escolhas farão de você uma pessoa saudável e com muita qualidade de vida, ou uma pessoa doente.

Você escolhe como quer viver!

Com carinho, Dra. Maria Fernanda ❤️


Dra. Maria Fernanda

Médica que por paixão escolheu trabalhar com a medicina funcional, uma medicina inovadora, mas que veio para mudar o olhar e suprir algumas deficiências da medicina tradicional.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *