O Jejum Intermitente é uma estratégia alimentar muito poderosa para quem deseja emagrecer, porém, emagrecer está longe de ser o único benefício dessa prática.
Quando ficamos um período prolongado sem comer, o nosso organismo entra em um estado de alerta e ele direciona todo nosso sangue para nossos órgãos vitais como cérebro, coração e pulmão. Esse fato gera uma limpeza no intestino, pois nesse período ele está sem nutrientes.
Sem alimento, de onde o nosso corpo tira energia para funcionar?
Como o nosso organismo nunca pode parar, ele vai dar um jeito de prover tudo o que precisamos para sobreviver mesmo que a gente não se alimente.
A glicose que está armazena no nosso fígado vai se tornar o combustível do nosso corpo, além disso ele também irá se utilizar de gorduras e músculos.
Em primeiro lugar o organismo utiliza a glicose armazenada no fígado como fonte de energia, em segundo a gordura armazena e em terceiro a proteína do músculo.
Nossos hormônios adrenalina, cortisol e GH estimulam o fígado para que este libere a glicose, situação que acontece já nas primeiras horas de jejum.
Como acontece a queima de gordura no jejum?
A quebra das gorduras leva mais tempo para acontecer dentro do jejum, a partir de aproximadamente 16 horas sem comer. O processo acontece em forma de corpos cetônicos, os quais atravessam a corrente sanguínea e vão para o fígado, e nele são transformados em glicose. Nesse trajeto eles também são utilizados como fonte de energia pelo cérebro.
Quais são os benefícios de jejuar?
Digamos que o jejum “reseta” o seu organismo, faz uma limpeza global e lubrifica todas as engrenagens do nosso organismo. É como se ele restaurasse o nosso corpo, o deixasse mais forte e trabalhando de forma mais eficiente.
Dos benefícios mais abordados de jejum estão:
- Melhora o metabolismo;
- Diminui o colesterol ruim (LDL);
- Emagrece (queima estoque de gorduras);
- Regula a flora intestinal (bactérias boas);
- Autofagia (renovação das células);
- Melhora os processos metabólicos cerebrais, cognição e seu funcionamento em geral;
- Diminui estresse mitocondrial.
Já está mais que estudado e provado que jejuar promove inúmeros benefícios a saúde, mas é preciso saber fazê-lo, pois se feito sem direcionamento e acompanhamento especializado, você pode gerar danos ao invés de reparos a sua saúde.
Jejum não é modismo, é uma estratégia alimentar que previne várias doenças e promove saúde plena, por isso, procure profissionais qualificados para lhe dar a direção correta sobre a sua saúde, desde um nutricionista ou nutrólogo, até um médico integrativo.
Não dê nenhum passo sozinho, procure profissionais que vão de ensinar a caminhar!
Quer melhorar a sua alimentação, hábitos e qualidade de vida?
Marque uma consulta comigo!
Com carinho, Dra. Maria Fernanda.
0 comentário