A gravidez é um momento único na vida de qualquer mulher, que estimula uma série de mudanças em seu corpo. Estas, por sua vez, devem ser cuidadosamente avaliadas para que não se tornem um problema para a saúde da mãe e do próprio bebê. No caso de mulheres com lipedema, por exemplo, o cuidado é redobrado nesse período, pois o inevitável ganho de peso e as variações hormonais da gestação podem acentuar os sintomas decorrentes dessa condição.
Lipedema é uma quadro crônico caracterizado pelo acúmulo anormal de gordura no tecido, principalmente das pernas e dos braços, tornando-o altamente inflamatório. Essa condição leva a riscos sérios na gravidez, como o desenvolvimento de linfedema e varizes, por conta da alta pressão sobre os sistemas circulatório e linfático.
A administração desses riscos se dá a partir de alguns hábitos e cuidados pré-natais. Manter uma alimentação balanceada e nutritiva, assim como ter uma rotina de exercícios de baixo impacto, auxilia no controle de peso e, por consequência, na diminuição da intensidade dos sintomas de lipedema.
Além disso, manter as pernas elevadas e usar regularmente meias de compressão, indispensáveis para o tratamento, são hábitos que trarão impactos positivos para a gestante. Por fim, é claro que o acompanhamento médico não pode ser dispensado. Consultas pré-natal e para avaliação da evolução do lipedema devem acontecer regularmente, pois são de grande importância para o suporte emocional e de saúde da mãe.
Está grávida, ou conhece alguém que está, e ainda não iniciou os cuidados específicos para tratamento de lipedema durante a gestação? Entre em contato comigo. Será um prazer te atender!
Com carinho, Dra. Maria Fernanda ❤️
0 comentário