O jejum intermitente é uma abordagem de jejum que, em geral, é utilizada para emagrecimento. Ele tem se popularizado nos últimos tempos e ganhado força por sua ação benéfica na saúde e no bem-estar, e neste texto trataremos dos benefícios atrelados a ele e também veremos como praticá-lo de forma saudável.
Afinal, o que exatamente é o Jejum Intermitente?
O jejum intermitente é um padrão alimentar que alterna períodos de alimentação com períodos de jejum, focando não só no que você come, mas em quando você come. Os métodos mais comuns incluem uma janela de 16h de jejum para 8h de alimentação e também jejum de 24h uma ou duas vezes na semana.
Os Benefícios do Jejum Intermitente.
Além do auxílio à perda de peso e redução de gordura corporal, este jejum tem diversos outros benefícios. Entre eles estão: a melhora na saúde cerebral e cardiovascular, devido ao controle da pressão arterial e redução de inflamação, e a melhoria da sensibilidade à insulina, que por consequência reduz os riscos de diabetes tipo 2.
Prática saudável do Jejum Intermitente.
Apesar de seus inúmeros benefícios, o jejum intermitente precisa ser praticado com cautela, para trazer benefícios e não malefícios para sua saúde. Sendo assim, lembre-se de, primeiramente, selecionar um método de jejum que se adeque bem à sua realidade e às suas necessidades.
Se alimentar de maneira saudável e equilibrada nas janelas de alimentação também é importantíssimo, além, é claro, de beber água regularmente (principalmente durante o jejum). Lembrar de ouvir o próprio corpo neste processo é essencial, especialmente em casos onde sintomas negativos se apresentam em decorrência da prática do jejum.
Além de todas essas questões, é fundamental considerar as contraindicações desta prática para gestantes, lactantes, pessoas com histórico de distúrbio alimentar, etc.
Esta poderosa ferramenta para melhorar a saúde e promover a perda de peso deve ser usufruída de forma consciente e equilibrada, sempre priorizando o bem-estar geral. Considere buscar uma orientação profissional para dar início a este jejum de forma segura e eficaz.
Com carinho, Dra. Maria Fernanda ❤️
0 comentário