Será que existe mesmo um horário certo para realizar cada uma de nossas refeições?

Bom, vamos começar do começo.

É evidente que manter uma alimentação saudável é importante, pois colabora para a prevenção de patologias crônicas e evita o desenvolvimento de obesidade e problemas relacionados ao sistema imunológico, por exemplo. Para além disso, a boa alimentação coopera para que não ocorram quadros de hipoglicemia, ocasionados por longos períodos sem comer.

Refeições mais importantes.

A realização do desjejum, isto é, do café da manhã, é indicada para aproximadamente 8h da manhã, pois nesse horário a claridade já estimula a liberação de hormônios como o cortisol, que indicam ao sistema nervoso que já é hora de comer.

Quanto ao cardápio, para esta refeição é recomendada a ingestão de alimentos ricos em fibras e proteínas, como cereais, ovos e iogurte.

Já o almoço deve ser o momento do dia onde a maior quantidade de calorias é consumida, pois é o período em que mais energia é gasta. Quanto ao horário, recomenda-se entre 12h e 13h.

Os nutrientes necessários durante esta refeição vêm a partir de fontes de proteína, carboidratos ricos em fibras e verduras e legumes.

Por fim, o jantar é o momento em que o corpo mais tem dificuldade de processar e digerir os alimentos, pois o foco do gasto energético é tido no cérebro, a fim de cooperar com o desenvolvimento de processos vitais que só acontecem no período noturno.

Sendo assim, uma alimentação mais leve, isto é, sem grandes quantidades de proteína e que não sejam processados, é indicada, especialmente antes das 20h, a fim de impedir interferências negativas nos estágios do sono e a ocorrência de refluxo.

Horários fixos para cada refeição.

Apesar de haver indicações de horários para as refeições, o mais importante é manter uma rotina clara e definida com os horários, de acordo com a individualidade de cada um, levando em consideração o ciclo circadiano, a existência de patologias e o cronotipo de cada pessoa.

Por exemplo, pessoas que acordam mais cedo costumam comer mais cedo, já que permanecem ativos desde as primeiras horas do dia. Entretanto, quem tem dificuldade em acordar cedo é mais ativo no período da noite, e dá início ao processo de alimentação mais tarde.

Assim, é importante se atentar sempre a três fatores: a escolha adequada de alimentos, os intervalos corretos entre refeições, considerando o ciclo circadiano individual, e a dedicação de tempo de qualidade para realizar cada.

Tenho certeza que, dando atenção a tudo isso, você vai sentir muito mais prazer ao organizar sua alimentação.

Com carinho, Dra. Maria Fernanda ❤️

Categorias: Saúde

Dra. Maria Fernanda

Médica que por paixão escolheu trabalhar com a medicina funcional, uma medicina inovadora, mas que veio para mudar o olhar e suprir algumas deficiências da medicina tradicional.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *