Com a rápida circulação de informação na era moderna, as tendências são compartilhadas com todo o mundo em um piscar de olhos. Isso impacta diretamente o estilo de vida, pois é comum o almejo por estas novidades, e muitas vezes isso se dá a qualquer custo.

Objetivos com a ingestão de colágeno.

A suplementação de substâncias capazes de reduzir os impactos do envelhecimento é um assunto em alta, e o colágeno assume o papel de “operador de milagres” por muitos. Esa proteína estrutural, que contribui para a proteção e a elasticidade da pele, além da saúde das articulações, é produzida naturalmente pelo corpo humano.

Entretanto, com o passar dos anos o colágeno é produzido em menor quantidade e decomposto com maior rapidez pelo corpo, sendo que a falta de armazenamento dele na camada interna da pele gera rugas.

Afinal, faz mesmo diferença?

Quando ingerido, o colágeno não tem sua ação perante a pele comprovada, como quando é produzido naturalmente pelo corpo. Isso se dá porque esta proteína é quebrada em forma de aminoácidos sem memória molecular que, quando dentro do organismo, podem ser usados para a construção de outras proteínas, não necessariamente o colágeno.

Em seu formato hidrolisado, isto é, processado de modo a facilitar sua absorção pelo organismo, o colágeno apresenta mais sucesso, segundo algumas pesquisas. Estas afirmam que suplementos compostos por colágeno hidrolisado melhoram significativamente a profundidade das rugas, além da elasticidade e da hidratação da pele.

Conclusão.

Algumas revisões de pesquisas relacionadas a este tema apontam melhorias no que diz respeito à possibilidade de atuação do colágeno no combate a sinais de envelhecimento. Porém, ainda são sugeridos novos ensaios, devido à dificuldade afirmar que os resultados positivos se dão apenas pela atuação do colágeno, e não de uma combinação de outros fatores.

E você? Já tinha ouvido falar da promessa do “santo” colágeno?

Com carinho, Dra. Maria Fernanda ❤️

Categorias: Saúde

Dra. Maria Fernanda

Médica que por paixão escolheu trabalhar com a medicina funcional, uma medicina inovadora, mas que veio para mudar o olhar e suprir algumas deficiências da medicina tradicional.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *