De forma natural, não.

Isso porque nessa fase da vida, o corpo da mulher não consegue mais produzir de forma suficiente os hormônios necessários para a formação e crescimento do óvulo e nem preparar bem o útero, o que torna a gravidez natural impossível.

Quando a mulher chega nessa fase da vida, chamamos de menopausa.

A menopausa se caracteriza quando a mulher passa 12 meses seguidos sem menstruar de forma natural, desde que não haja alguma doença hormonal ou psicológica. Essa condição aparece após os 48 anos, e marca o fim da vida reprodutiva da mulher.

Como que mulheres engravidam após os 50 anos então?

Se a gravidez for de forma natural, isso acontece porque, na maioria das vezes, a mulher tem falhas na menstruação, tendo uma falsa impressão de já estar na menopausa, mas ainda não está de fato. Se nesse período de falhas nos ciclos menstruais houver a liberação de um óvulo no mesmo período da relação sexual desprotegida, é possível sim que haja gravidez.

Quando a mulher está nesse período de ciclos menstruais incertos, chamamos de climatério ou pré-menopausa, que são marcados por ondas de calor e vários outros sintomas desconfortáveis.

Por que não tem como engravidar na menopausa?

De forma natural não é possível porque os ovários diminuem significativamente a produção de estrogênio e progesterona, e dessa forma, não ocorre o amadurecimento dos óvulos e crescimento do endométrio. Ou seja, além de existir óvulos a serem fecundados, não existe endométrio preparado para receber um embrião.

Existe tratamento para engravidar na menopausa?

Existe.

Quando a mulher decide tardiamente ser mãe, ela deve agir no período da pré-menopausa, pois apesar de nessa fase os hormônios começarem a reduzir, com reposição hormonal e fertilização in vitro, ainda é possível gestar.

Porém, é preciso alertar para maiores complicações para a mãe e o bebê e riscos de desenvolvimentos de doenças.

Das complicações mais comuns em gestantes tardias estão:

– Diabetes gestacional;

– Eclampsia;

– Parto prematuro;

– Maiores chances de síndromes, como Down;

– Aborto.

Se você já tem 35 anos e ainda não decidiu se quer ser mãe, opte pelo congelamento de óvulos.

E se você está entrando no climatério e só agora cogita em ser mãe, inicie o tratamento para engravidar o quanto antes.

E lembre-se: a saúde do seu bebê começa antes da concepção dele, portanto, cuide de você com muito amor!

Com carinho, Dra. Maria Fernanda.

Categorias: Saúde

Dra. Maria Fernanda

Médica que por paixão escolheu trabalhar com a medicina funcional, uma medicina inovadora, mas que veio para mudar o olhar e suprir algumas deficiências da medicina tradicional.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *