Diferentemente do que muitos acreditam, os distúrbios hormonais femininos não se apresentam apenas na menopausa. Existem uma série de outros fatores que podem contribuir para o aumento ou queda da produção hormonal, dentre eles também estão a gravidez e a puberdade.

Qual é a função dos hormônios?

Os hormônios são produzidos pelas glândulas endócrinas e são mensageiros para controlar o funcionamento de todo o corpo e organismo. Eles regulam a reprodução, o metabolismo, o crescimento e muitas outras funções.
Existem sinais que indicam alterações nos níveis hormonais, por isso você deve estar atenta e procurar um médico especialista para identificar o seu problema e tratar de forma correta.

O que causa desequilíbrio hormonal?

As causas mais comuns são diabetes, má formação nas glândulas endócrinas e ovários policísticos. Uso de medicamentos, má alimentação e estresse também fazem parte dessa lista.

Sintomas de desequilíbrio hormonal

Os sintomas mais comuns de quem está com alguma alteração hormonal são:

• Insônia;
• Cansaço;
• Fome excessiva;
• Má digestão;
• Menstruação desregulada;
• Acne;
• Ansiedade;
• Alterações de humor.

Distúrbios hormonais na gravidez

No período gestacional há um aumento nos níveis de progesterona e estrogênio, os quais caem para níveis normais após o nascimento do bebê. Essa queda pode gerar depressão pós-parto.
Outro ponto é o aumento do hormônio responsável pela produção do leite materno, a Prolactina que, produzida em excesso, pode levar a infertilidade.

Distúrbios hormonais na menopausa

Nesse período em que a menstruação vai reduzindo gradativamente até parar, ocorre a queda da produção do hormônio estrogênio, causando sintomas como fogachos (ondas de calor), suor excessivo, alterações de humor, ansiedade e sono.
A própria adolescência e o ciclo menstrual já podem causar alterações hormonais. Além deles, má alimentação, sobrepeso, estresse e hipotireoidismo também são motivos para desencadear distúrbios.

Outros hormônios

Não é somente a progesterona e o estrogênio que podem causar problemas.
A insulina, produzida pelo pâncreas e com função de reduzir a glicose no sangue, pode causar diabetes tipo 1, caso o pâncreas não a produza suficientemente.
Os hormônios T3 e T4, produzidos na tireoide, quando estão elevados, aceleram o metabolismo e causam irritação, o que chamamos de hipertireoidismo. Já quando estão em baixa, desaceleram o metabolismo e causam aumento de peso, indisposição e cansaço;
O hormônio melatonina, que regula o sono, precisa de silêncio e escuridão para ser produzido, a falta dele causa insônia e uma série de outros sintomas e problemas.

Como identificar distúrbios hormonais?

Indo ao médico especialista. Ele irá conversar com você para entender bem o que você passa, solicitar exames de sangue e de imagem para saber sobre seus níveis hormonais e glândulas.
Após a identificação da origem do problema, o tratamento deverá ser iniciado, que pode ser através de uso de medicamentos, dieta e cirurgia, vai depender de cada caso.

Não ache que cansaço, insônia, ansiedade e aumento ou perda de peso repentino são normais. Muita gente acha que é normal por conta da vida acelerada que leva.
Normal é ter saúde. É se sentir bem.
Peça ajuda!

Com carinho, Dra. Maria Fernanda

Categorias: Saúde

Dra. Maria Fernanda

Médica que por paixão escolheu trabalhar com a medicina funcional, uma medicina inovadora, mas que veio para mudar o olhar e suprir algumas deficiências da medicina tradicional.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *