Como eu sempre falo aqui, a nossa saúde ou doença está, em sua maior parte, ligada ao que comemos.
O nosso corpo precisa de energia, que encontramos em carboidratos e açúcares, alimentos que proporcionam disposição e prazer.
Acontece que, em excesso, além de prazer, podem causar danos a saúde, como é o caso do açúcar, que nos deixa mais fadigados e pesados e desencadeia um processo inflamatório no organismo.
Como o organismo inflama?
Alguns alimentos que ingerimos causam estímulos agressivos em nosso organismo, pois alteram o funcionamento do nosso metabolismo, que passa a liberar substâncias inflamatórias em resposta, como um mecanismo de defesa.
São alterações bioquímicas que alteram a microbiota intestinal, causando um aumento na liberação de citocinas inflamatórias (proteínas que regulam o sistema imunológico).
Além disso, reduz a sensibilidade à insulina, aumentando assim os níveis séricos e elevando os níveis de ferro, alterando as funções de coagulação do sangue.
Quando isso acontece no organismo, chamamos de inflamação subclínica de baixo grau, que pode aumentar as chances de desenvolver doenças graves.
O que um organismo inflamado pode causar?
Um organismo inflamado pode causar doenças metabólicas sérias como as cardiovasculares, neoplásicas e degenerativas, ele causa a destruição de vários tecidos do organismo.
Por isso é muito importante melhorar os hábitos alimentares para diminuir a inflamação e os riscos de doenças.
Quais alimentos inflamam o organismo?
Os alimentos que contribuem para a inflamação do organismo são:
- Açúcar;
- Carne processada;
- Industrializados e ultra processados;
- Sal;
- Gorduras modificadas.
Ou seja, aquele “combo da morte” que inclui doces, frituras e industrializados em excesso.
De todos eles o açúcar refinado é o maior vilão, pois não tem valor nutricional, é altamente calórico, aumenta o peso e aumenta os riscos de sofrer um ataque do coração. Outra coisa ruim que o açúcar refinado faz é aumentar a produção de ácidos graxos no fígado.
Como desinflamar o organismo?
Primeiro de tudo: buscar orientação médica.
Um médico irá avaliar todo o seu quadro, histórico e hábitos, solicitar exames, analisar tudo minuciosamente e montar um plano de ação, que pode inclusive ter a prescrição de alguns medicamentos.
Mas de maneira geral, mudar os hábitos alimentares para uma dieta saudável e começar a fazer atividade física regularmente, serão grandes aliados na sua cura. Para esses, procure um nutricionista e educador físico.
O segredo da saúde plena está em tudo o que você come, nunca esqueça disso!
Com carinho, Dra. Maria Fernanda.
0 comentário