O assunto de hoje é bem delicado, mas é preciso falar sobre ele, afinal, informação pode salvar vidas!
Transtorno alimentar é como chamamos as doenças caracterizadas por hábitos alimentares irregulares que acarretam uma série de problemas como sofrimento severo com a aparência e peso. E acredite, pode parecer frescura, futilidade ou algo inofensivo, mas é extremamente grave e perigoso, por isso, toda atenção é necessária, pois alguns sinais são sutis.
Hoje trago aqui os transtornos alimentares mais comuns na sociedade. Siga na leitura.
- Compulsão Alimentar
Transtorno mais frequente nos indivíduos, é caracterizado por comer exageradamente em prazo curto de tempo, como ingerir 10 mil calorias em uma refeição de minutos.
Geralmente esse transtorno vem como consequência de quadros de ansiedade e estresse, e como consequência dele, a obesidade e outras doenças graves podem aparecer.
É importante ressaltar que um quadro de exagero isolado não faz um transtorno compulsivo, afinal, quem nunca exagerou num churrasco ou aniversário? A compulsão alimentar se dá quando essa situação vira um hábito.
- Anorexia
Transtorno de distorção de imagem.
É quando o indivíduo se enxerga muito acima do peso, quando na verdade está com o peso ideal ou até abaixo do ideal.
Esse tipo de transtorno leva o indivíduo a fazer dietas extremamente restritivas, jejum e exercícios físicos de forma abusiva. Além disso costumam contar as calorias dos alimentos, e assim que os ingerem já correm para gastar tudo o que comeram.
A perda de peso excessiva causa enfraquecimento dos músculos e ossos, queda da imunidade, arritmia cardíaca, interrupção da menstruação e convulsões.
- Bulimia
Transtorno em que o indivíduo passa por um quadro de compulsão alimentar (comer exageradamente) seguido de artimanhas para evitar o ganho de peso. Na maioria dos casos, o indivíduo come e em seguida força o vômito.
Outra característica é praticarem longos períodos de jejum total seguidos de exercícios físicos em excesso.
- Vigorexia
Transtorno em que o indivíduo é obcecado por músculos, quer sempre estar forte.
A vigorexia costuma acometer homens jovens que por conta disso se submetem a treinos de musculação exaustivos.
- Pregorexia
Vem da palavra em inglês “pregnancy”, que significa gravidez.
Trata-se de qualquer distúrbio alimentar durante a gestação por conta da mulher se preocupar excessivamente com o ganho de peso.
Geralmente essas mulheres fazem dietas restritivas e exageram nos exercícios físicos o que causa abortos e problemas na formação do bebê.
Como diagnosticar um transtorno alimentar?
Existem testes clínicos, exames laboratoriais e avaliação comportamental.
Geralmente os indivíduos mostram sinais, mesmo que sutis como ficar se “beliscando” nas dobras para medir a gordura corporal, levantar a blusa toda hora em frente ao espelho, medir os braços, pesar-se em excesso, comer e correr para o banheiro, deixar de comer, reclamar da aparência, entre outros.
Como tratar um transtorno alimentar?
É um processo multidisciplinar. O tratamento ideal é aquele que une profissionais de várias áreas para tratar do paciente de forma global. Uma equipe composta por psicólogo, psiquiatra, nutricionista, endocrinologista, metabologista etc.
Esses profissionais irão conjuntamente criar estratégias para tratar o paciente, que vão desde terapias, dietas, medicamentos até o desenvolvimento de novos hábitos de vida.
Se identificou com algum desses transtornos?
Conhece alguém que passa por isso?
Fale com a gente!
Com carinho, Dra. Maria Fernanda.
0 comentário