Se você comer uma vez, vai ser difícil não querer comer de novo!
Os alimentos viciantes, chamados também de hiperpalatáveis, são alimentos criados de caso pensado para fazer você criar “dependência” deles.
Eles ativam mecanismos em nosso cérebro para retardar a nossa saciedade, o que faz a gente querer comê-los mais e mais.

O que são alimentos hiperpalatáveis?

São aqueles alimentos que combinam de forma tentadora e perigosa, gorduras, açúcares, sal, texturas e aromas irresistíveis ao nosso olfato e paladar.
Os mais conhecidos são os hambúrgueres, sorvetes, pizzas, batatas fritas, bolos, chocolates e por aí vai.

Como identificar se um alimento pode ser viciante?

Pesquisadores criaram 3 categorias para identificar se um alimento pode ser viciante ou não, confira:

  1. Mais de 25% da sua energia vem das gorduras e 0,3% ou mais vêm do seu peso de sódio. Assim são pizzas, bacon e cachorro-quente, por exemplo.
  2. Mais de 20% da sua energia vem de açúcares e/ou gorduras. Assim são brownies, sorvetes e bolos.
  3. Mais de 40% da sua energia vem de carboidratos e 0,2% vêm do seu peso de sódio. Assim são as bolachas, biscoitos e pães.

Mas não é somente a composição dos alimentos que os tornam viciantes, o seu modo de preparo também. Se você prepara vegetais ao creme ou molhos, eles também se tornarão hiperpalatáveis, e sabemos bem que a maioria dos cremes ou molhos contém ingredientes prejudiciais à saúde.
Utilizar sal no preparo, por exemplo, pode sim te tornar um dependente dele.

O que acontece em nosso cérebro ao comer um alimento viciante?

Esses alimentos hiperpalatáveis estão diretamente ligados à nossa “área de recompensa”.
Eles nos geram prazer, fazendo com que a experiência de comê-los seja muito gratificante. E é isso que dificulta a gente a parar de comer mesmo quando já estamos satisfeitos. É aquela hora em que você entende que está comendo “só de gula”.
Nessa hora você precisa dizer para si mesmo: pare!

Quais são as consequências de comer alimentos viciantes?

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), qualquer alimento rico em gorduras, açúcares e sódio pode causar obesidade, diabetes, hipertensão e AVC.
Bem na verdade os danos vão muito além disso, pois só essas 4 doenças abordadas aqui acima, já geram uma série de outros problemas, e bem sérios, de saúde. Elas podem ser fatais!

Como não cair na armadilha dos alimentos viciantes?

Você comer um alimento desses esporadicamente, não fará a sua saúde ir por água abaixo, mas você precisa ter muita consciência do que é esporádico, coisa que a maioria das pessoas não tem.

Você não deve comer 1 ou duas vezes na semana, quem sabe guardar esse momento para um único dia no mês. E nesse dia, procure compensar nas calorias, gorduras, açúcares e sal dos outros alimentos.

Uma boa dica para quando você for sair para comer uma pizza ou um hambúrguer, é comer algo bem leve e saudável antes de sair de casa, como uma salada com alguma proteína, por exemplo. Dessa forma você não estará com fome, não dará margem para exageros, vai se sentir saciado logo, e mesmo que queira, não conseguirá comer mais.

Outra coisa que você deve fazer e comer o seu alimento preferido com bastante calma e consciência, apreciando cada mastigada, sabor e textura, tornando um momento prazeroso e dando tempo do seu cérebro entender que você já se alimentou e já pode parar.

E mais importante ainda: comeu algo fora da sua rotina/plano alimentar? Tranquilo! Volte para o plano já na refeição seguinte!

Com carinho, Dra. Maria Fernanda ❤️


Dra. Maria Fernanda

Médica que por paixão escolheu trabalhar com a medicina funcional, uma medicina inovadora, mas que veio para mudar o olhar e suprir algumas deficiências da medicina tradicional.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *