Pesquisadores investigaram mulheres com síndrome dos ovários policísticos (SOP) e constataram que as que estão em restrição calórica (focadas na redução de peso através de uma alimentação baixa em calorias) costumam apresentar melhora significativa dos sintomas.
O que é Síndrome dos Ovários Policísticos?
A SOP é uma endocrinopatia que atinge cerca de 10% da população feminina. Ela causa disfunções menstruais e excesso de hormônios androgênicos que podem aumentar o risco de diabetes tipo 2, câncer de endométrio, doenças cardiovasculares, aumento de acne e pelos pelo corpo em locais que são comuns em homens.
Sintomas da Síndrome dos Ovários Policísticos
Os sintomas mais comuns da SOP são:
• Menstruação irregular;
• Ausência de menstruação;
• Menstruação intensa;
• Dificuldade para engravidar;
• Queda de cabelos;
• Aumento da oleosidade da pele;
• Maior chance de desenvolver acne;
• Erupções na pele, como verrugas;
• Aparecimento de pelos no rosto e no corpo;
• Aumento de peso;
• Depressão;
• Atraso no desenvolvimento das mamas.
Quem apresenta risco de desenvolver a Síndrome dos Ovários Policísticos?
Geralmente são mulheres que estão acima do peso e que possuem uma dieta rica em calorias, açúcares e pobre em fibras e proteínas, pois essas costumam a apresentar resistência insulínica.
Mulheres que apresentam resistência insulínica tendem a ter maior probabilidade de desenvolver a SOP, por isso a restrição calórica se tornou uma forte aliada no combate e remissão dela, isso porque a perda de peso auxilia na secreção inadequada de insulina e andrógenos, o que acaba resultando em regularização da menstruação e ovulação espontânea.
Em que consiste uma dieta hipocalórica para tratar a SOP?
Consiste em alimentação com ingestão de poucas calorias.
É importante salientar que para ter uma dieta hipocalórica (baixa em calorias), não precisa cortar o carboidrato obrigatoriamente, mas sim focar no aporte proteico, priorizando alimentos ricos em fibras, como grãos, verduras, legumes e frutas. Você também pode escolher carboidratos bons, que são os que possuem baixo índice glicêmico, como leite, cereais, vegetais e castanhas.
A restrição calórica pode curar a SOP?
Pode diminuir significativamente os sintomas e regular a função dos ovários da mulher.
De qualquer forma, a síndrome dos ovários policísticos não desaparece só com dieta. É preciso também focar em atividade física regular e ter o acompanhamento de um médico especialista, pois mesmo que seja uma doença comum, o seu tratamento é complexo por envolver vários sistemas do corpo. É extremamente importante ter os cuidados de um profissional de medicina integrada para avaliar o organismo de forma global.
Qual é o melhor tratamento para combater a SOP?
É preciso a investigação de um médico especialista para diagnóstico preciso, pois as causas da SOP podem variar.
Além de uma dieta hipocalórica e atividade física regular, alguns hormônios e medicamentos são indicados para combater os sintomas e prevenir complicações como o diabetes tipo 2. Tratamentos de fertilidade também podem ser indicados de acordo com o quadro da paciente.
Como eu não me canso de dizer: a nossa alimentação é a nossa melhor proteção e remédio/combate para uma série de doenças.
Quanta coisa poderia ser evitada!
Comece hoje a cuidar do que você come e viva mais e com qualidade!
Com carinho, Dra. Maria Fernanda ❤️
0 comentário